Self

Formação de grupos e dinâmica de trabalho

Discutir sonhos é aprender com eles

O Sonhar Mais funciona como uma modalidade de psicoterapia: um espaço onde pessoas se encontram analisar seus sonhos. O trabalho realizado em sessões semanais com duas horas de duração. Por ter uma finalidade terapêutica, o trabalho deve ser contínuo. Cada sonhador tem a oportunidade de expor suas experiências oníricas, que serão discutidas pelo mediador com o auxílio dos demais participantes do grupo. Ao relatá-las, o sonhador acessa informações vindas diretamente do inconsciente. Entende como esse conteúdo dialoga diretamente com seu cotidiano, com a ciranda de seus afetos e com seus dilemas existenciais.

A essa discussão se dá o nome de amplificação do sonho. Com perguntas e impressões sobre os elementos presentes na imagem, busca-se encontrar um sentido diferenciador para o sonho discutido. O trabalho é extremamente produtivo: ao discutir o sonho de um participante, os demais sonhadores aprendem a lidar com questões que também são suas. Na reflexão coletiva, o ganho é compartilhado por todos.

Formação de grupos

O Sonhar Mais é constituído por grupos com participantes fixos. Facilita assim a cumplicidade gerada entre os sonhadores, além de questões éticas de privacidade e discrição – indispensáveis em qualquer terapia coletiva. Isso também interfere na formulação dos grupos. O trabalho é antecedido por uma entrevista privada, onde são levantadas as características básicas de cada participante. Dessa forma, busca-se formar núcleos heterogêneos, mas equilibrados, com a finalidade de aumentar a produtividade dos encontros.

O número de sonhadores por grupo é limitado a até oito participantes, que seguem de forma continuada. O ingresso de novos membros só se dará com a aprovação de todos. O mínimo de sonhadores para a manutenção de um grupo é de três participantes.

nivas gallo