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Campus: Cartas que curam

O jornal Campus, da Universidade de Brasília, fez uma reportagem sobre o uso terapêutico do tarot e me convidaram a falar sobre o método Tarot Analítico. 

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Campus: Cartas que curam

Amanda Venício
Na penumbra de uma sala cheia de cacarecos, mãos enrugadas tocam cartas com símbolos misteriosos. A voz revela uma doença grave no futuro. A câmera corta para o rosto surpreso de uma mulher jovem. A cena, que abre o filme Cléo das 5 às 7 (1962), de Agnès Varda, mostra a faceta mais conhecida do tarô: o método divinatório, que prevê o futuro. Mas as cartas podem ser usadas para um fim bem diferente: autoconhecimento.

O tarô terapêutico não vê o destino como uma força à qual não se pode resistir. Em vez disso, mostra que cada um é capaz de criar o próprio futuro. “Fazer previsões só degrada os consulentes [quem consulta as cartas] a frangos de granja, a meros espectadores de suas próprias vidas”, afirma o tarólogo Veet Pramad. Desde 1988, Pramad ensina pelo Brasil o método de tarô que desenvolveu e leva o seu nome.

Para Pramad, não se deve procurar respostas prontas para resolver problemas. “Responder perguntas pode fazer com que o consulente traspasse a responsabilidade de suas decisões para o tarólogo. Isso não é terapêutico”, afirma, “Em hipótese nenhuma alguém pode sair de nosso consultório falando que vai fazer ou deixar de fazer isso porque o tarólogo mandou”.

Ex-aluna de Pramad e taróloga profissionalmente há cinco anos, Taty Quintanilha joga tanto tarô divinatório quanto o terapêutico. Quintanilha também indica florais e técnicas de meditação, além de oferecer uma consulta de retorno. “A pessoa que procura o tarô vem buscando o futuro, mas eu trago ela para o presente”, afirma. Quintanilha recomenda que o consulente procure fazer sessões de terapia para que haja um acompanhamento maior. A taróloga acredita que nem mesmo o tarô divinatório é capaz de prever o futuro: “Você consegue saber como a pessoa se sente sobre o que acontece. Não é o fato em si, mas como aquilo está sendo vivido”.

A jornalista Danielle Ferreira já foi a duas consultas de tarô terapêutico. Segundo ela, o consulente deve estar preparado para ouvir coisas que não gostaria. “O tarô terapêutico é como um tapa na cara, com uma abordagem mais direta do que a terapia, que poderia demorar mais para mostrar uma questão que pode incomodar”, afirma.

“Qual é a única coisa inexplicável do tarô? É por que saiu a carta que você tirou”, afirma Iara Groszweicz. Fisioterapeuta desde 1986, ela passou a usar o tarô nas consultas em 1997. “Quando comecei a trabalhar com a fisioterapia, percebi que você podia fazer toda a parte técnica, mas se não trabalhasse a cabeça do paciente, não adiantava”, diz.

Inquieta, Groszewicz procurou respostas na psicossomática, ciência que une psicologia e medicina. “Existem dois tipos de situação: você pode sofrer um trauma e isso te afetar psicologicamente. Se você sente dor, você fica triste, deprimido”, explica a fisioterapeuta. “Outra coisa é quando você está numa situação emocional que pode gerar doenças no corpo físico.”

Durante a sessão, Groszweicz conversa com o paciente. “Se ele é racional demais, eu nem vou falar de tarô”, conta. Se o paciente se mostrar aberto, pode tirar uma carta para ser interpretada. “Quando você começa a trabalhar o corpo, vem uma série de lembranças e emoções à tona. Ao tirar o tarô, no final, a carta fecha a nossa conversa”.

 

ORIGEM

No livro A Cultural History of Tarot (2009), Helen Farley afirma que o tarô foi introduzido por mamelucos otomanos  na Europa no século XIV. Na
época, era usado de forma recreativa, como um jogo de cartas. Quatro séculos depois, o baralho foi adotado para uso divinatório por ocultistas. Nos anos 1970, o movimento espiritual da Nova Era buscava se afastar de instituições religiosas tradicionais. A espiritualidade seria uma construção individual, baseada no sincretismo, a mistura de diferentes doutrinas. Os adeptos do movimento buscaram no tarô uma forma de conhecer a si mesmos. A partir dos símbolos das cartas, desvendavam obstáculos para o crescimento pessoal.

A literatura produzida pelo psiquiatra suíço Carl Jung (1875-1961) foi referência para a Nova Era. Assim como Sigmund Freud, Jung acreditava que a mente era dividida entre consciente e inconsciente, conjunto que formava a psique. Na teoria junguiana, no entanto, o inconsciente carrega aspectos culturais em comum com toda a humanidade: o inconsciente coletivo. O inconsciente coletivo é formado por arquétipos, símbolos universais.

CARTAS NO DIVÃ

O psicoterapeuta e tarólogo João Rafael Torres desenvolveu o Tarot Analítico, método que emprega conceitos desenvolvidos por Jung na análise das cartas. “A análise junguiana tem como foco a ampliação da consciência a partir da integração de conteúdos do inconsciente”, explica, “A leitura do tarô funciona de forma semelhante a um sonho: dá um lampejo do funcionamento da psique”. Nas cartas, é possível enxergar arquétipos e a partir deles refletir sobre o significado de eventos do cotidiano. Torres oferece consultas de tarô e também atua como psicoterapeuta. Na psicoterapia, no entanto, deixa as cartas de lado e prefere dar prioridade à análise de sonhos. O baralho só entra na sessão como último recurso. “Em algumas situações, quando os sonhos se escasseiam, podemos recorrer ao tarô como tentativa de acesso ao inconsciente”, afirma.

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